OS BRINCOS À RONALDO E OUTRAS HISTÓRIAS

QUINTA, 31 OUTUBRO | 10H30

AUDITÓRIO

CE: TODOS OS PÚBLICOS

DURAÇÃO: 50 MIN

PREÇÁRIO:
Participação Gratuita

Sessão para escolas e instituições
[3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário]







OS BRINCOS À RONALDO E OUTRAS HISTÓRIAS

SINOPSE

3 Intérpretes para 30 personagens. Um espetáculo bem-disposto, rápido e intenso, com a vida toda a correr. Como as vidas de cada um de nós, e como o mundo que nos rodeia: situações quotidianas, casos exemplares, e a ironia dos preconceitos, dos estereótipos de género, da regulação de comportamento a que estamos sujeitos. Da empresa ao cabeleireiro, do consultório médico à praça, do táxi ao portão de casa, da sessão de fitness ao jogo de futebol, situações a que não somos impunes: cada gesto foi criado porque era já nosso, cada palavra foi dita porque a já dissemos. O espetáculo Os brincos à Ronaldo e outras histórias procura, com muito humor, construir um futuro com maior igualdade.
 


 

BIOGRAFIA

Alexandre Sampaio é um artista freelancer em artes visuais e performativas. Como encenador e performer, colabora com várias companhias e é responsável por iniciativas de teatro em comunidade, destacando “SENALONGA”, em Seia (2013), “LEVANTE”, que abriu o festival “Encontrarte”, em Amares (2015), ou “MAR”, em Ílhavo (2017). A sua performance comunitária “Intimidade”, de contexto museológico, passou já pelo Museu de Lamego (2012), pelo Museu Nacional Grão Vasco (2015) e pelo Museu Marítimo de Ílhavo (2017). Apresentou, em Paris, em 2013, «A Casa da Memória», com o Teatro do Imaginário, bem como também, no ano seguinte, «os brincos à Ronaldo e outras histórias». Esta última, produção própria, ainda em digressão, já se apresentou em inúmeros municípios portugueses. Em 2018, estreia “PAS DE DEUX”, no Teatro de Vila Real, primeira obra do Teatro Experimental do Nordeste. Orientou ateliês na Univ. de Aveiro, Univ. de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, casas da cultura, museus, associações e empresas. Integrou vários festivais e eventos como a Capital Europeia da Cultura e Festival Noc Noc, em Guimarães, Jardins Efémeros em Viseu, Festival das Artes de Santa Comba Dão, duas edições do Festival MEXE, no Porto, Festival de Quintanilha, etc. Coordenou o projeto comunitário “Mulheres de Sabugária”, de onde resultou a obra fotográfica e de recolha etnosocial com o mesmo nome, bem como já editou a obra “Sobre as Águas”, em poesia. Tem também dois trabalhos de fotografia solarigráfica no prelo, “Jardim das Hespérides”, realizada em Amares, e “Che bella cosa na jurnata 'e sole”, bolsa Viseu Criar 2018.

FICHA ARTÍSTICA

Encenação Alexandre Sampaio

Dramaturgia Abel Santos, Alexandre Sampaio, Alicia Gómez, Sofia Borges, e adaptação de cartoons, notícias de jornais, canções, livros da especialidade e relatórios europeus sobre a temática da Igualdade de Género. 

Apoio técnico Isabel Ramos 

 

Interpretação Alicia Gómez, Joana Costa Saraiva e José Armando

PARTILHAR: