NOA

NUNO COSTA, ÓSCAR GRAÇA E ANDRÉ SOUSA MACHADO

QUINTA FEIRA, 3 DE FEVEREIRO, 2022 | 14H30 E 19H00

AUDITÓRIO

CE: M/6

DURAÇÃO: APROX 1H15

PREÇÁRIO:

Entrada gratuita*

*Mediante levantamento de bilhete obrigatório, até um máximo de 2 bilhetes por pessoa, a partir de 27 de janeiro de 2022.

 

Sessão pedagógica

14h30

Sessão público geral

19h00







NOA

SINOPSE

A associação Pauta Humana, na continuidade da sua atividade dedicada à promoção e divulgação do Jazz na região centro de Portugal, acolhe na sua programação o trio NoA, que no âmbito do programa Garantir Cultura, propõe divulgar o Jazz, angariar novos públicos e reavivar espaços culturais cuja atividade tenha sido suspensa durante o período pandémico. Este evento conta com uma atividade dedicada às escolas locais e ao público mais jovem e com um concerto para público em geral. O intuito é dinamizar a cultura junto de um público heterogéneo através do Jazz e da forma como estes três músicos o relacionam com vários outros géneros e estéticas musicais de forma bastante particular e característica.   

Composto por Nuno Costa nas guitarras, Óscar Graça no piano e teclados e André Sousa Machado na bateria e percussão, NoA é um trio à vista desarmada. Soa a sexteto, desdobra-se facilmente numa orquestra. O teclado trabalha às ordens do piano e do inexistente baixista, a bateria acumula funções com a percussão, e a guitarra multiplica-se e viaja por todo o espectro auditivo.

Desde 2012 o grupo tem feito concertos por toda a Península Ibérica, desde clubes a festivais, e vem trabalhando um som muito próprio num estilo especialmente difícil de descrever - nasce no jazz, passeia-se pelo rock, pela pop, pela canção portuguesa, e desagua constantemente em sítios imprevisíveis. O groove é a diretriz principal e a forma muito flexível, escapando-se frequentemente a todos os cânones clássicos. 

Com uma sonoridade elegante, personalidade musical bem vincada e melodias bem delineadas, este projecto procura assim estabelecer uma estética de fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz. “Evidentualmente” assinala a estreia deste grupo em disco e está disponível em vinil e nas plataformas digitais.


 

FICHA ARTÍSTICA

Guitarras
Nuno Costa

Piano e teclados
Óscar Graça

Bateria e percussão
André Sousa Machado




 



 

PARTILHAR: