ÓPERA AIDA

SEXTA-FEIRA, 12 MAIO 2023 | 21H30

AUDITÓRIO

CE: M/16

DURAÇÃO: 2 HORAS (C/ INTERVALO)

PREÇÁRIO:
20€

ADQUIRIR BILHETES







ÓPERA AIDA

SINOPSE

Ópera em quatro atos, com música de Giuseppe Verdi com libreto de Antonio Ghislanzoni, segundo a obra de Camille du Locle y Auguste Mariette.
Estreada na Casa da Ópera do Cairo a 24 de dezembro de 1871.


Considerada uma das maiores criações operáticas de todos os tempos, a grandiosa ópera “Aida”, de quatro atos e oito cenas, explora o drama da guerra na vida e no amor, no Egito antigo, no tempo dos faraós, quando os egípcios invadiram a Etiópia. Um drama do amor entre uma escrava etíope chamada Aida, mas de origem nobre (e escravizada no reino faraónico) e um general egípcio chamado Radamés, comandante das forças de ocupação do país da escrava (Etiópia).
Ao saber que a sua filha, a bela princesa etíope Aida, foi capturada pelos egípcios e ficou prisioneira e escrava da princesa egípcia Amneris, ambas apaixonadas por Ramadés, Amonasro, o rei da Etiópia (pai de Aida) organiza as tropas numa tentativa derradeira para a libertar. Mas, embora o jovem guerreiro da armada egípcia, corresponda à paixão de Aida, sonha regressar a este seu amor secreto coroado de louros da luta contra os etíopes.  No meio desta paixão, surge ainda a sua condenação pelo pai de Aida, que exige também vingança pela prisão e escravatura da filha.

Esta é uma ópera de carácter épico, com um grande aparato cénico, com coros, ballets, grandes cenários e atos longos. Tem um caráter exótico, cenicamente grandiosa, e de grandes efeitos, plena de dramatismo e intensidade narrativa, e de uma grande modernidade em termos de mensagem.



 

FICHA ARTÍSTICA

Desenho de Cenário
Alejandro Contreras

Desenho de vestuário
Ana Ramos

Iluminação e Projeções
Alejandro Contreras

Maquilhagem
Ana Ramírez

Diretor Técnico
Francisco Hernández

Guarda Roupa
Maribel Martínez

Direção de Cena
Ignacio García
Aurora Cano


Direção Musical
Antonio Ariza Momblant

Orquestra Hesperian Symphony Orchestra

Folha de sala

PARTILHAR: