O Etos Vocal ensemble nasceu a 06 de Junho de 2020.
Em tempo de pós confinamento, um ensemble de oito pessoas surgiu para que todos os seus participantes pudessem por em prática a paixão pelo canto vocal em coro crescendo a cada ensaio uns com os outros na base do trabalho crítico e na confiança da experiência do outro.
O crescimento do grupo deu-se de forma gradual e progressiva até ao dia de hoje onde conta com uma formação de dezoito elementos. O Etos é formado por quatro sopranos, cinco contraltos, quatro tenores e quatro baixos. Além dos músicos vocais conta ainda com o pianista acompanhador.
O nome Etos deriva do Grego Ethos que conduz ao modo de ser, o caráter. Isto indica o comportamento do ser humano e originou a palavra ética. Entre os gregos antigos, a palavra ethos significava, originalmente, a morada do homem, isto é, a natureza. Desta forma, na Grécia Antiga, estudava-se a forma como a música influenciava o Etos do Homem. O objetivo com este nome vai ao encontro de como nós próprios conseguimos influenciar aqueles que nos ouvem e de que forma conseguimos motivar, influenciar, provocar e ativar uma mudança no prisma cultural em que vivemos.
Atualmente o Etos tem concertos com período mensal ou até bimensal ensaiando com uma frequência semanal.
Ao longo de quatro anos o Etos conta já com bastantes apresentações em público a destacar o concurso internacional organizado pela INERKULTUR com a obtenção de diploma de Prata Nível IX com classificação de 19,27 pontos em 30 possíveis, o Concurso Coros de Coimbra obtendo a primeira menção honrosa e mais recentemente novo diploma de prata pela INTERKULTUR nível VII.
O tipo de repertório apresentado é clássico erudito tendo como exemplos temas de Morten Lauridsen, Jake Runestad, kim Andre Arnessen, Ericks Esenvalds, Eric Whitacre entre outros.