APARIÇÃO

FERNANDO VENDRELL

DOMINGO, 16 SETEMBRO | 16H00

AUDITÓRIO

CE: M/12

DURAÇÃO: 1H55 (C/ INTERVALO)

PREÇÁRIO:
1€*

*valor do bilhete não sujeito a desconto

ADQUIRIR BILHETES







APARIÇÃO

SINOPSE

Final dos anos 50. Um jovem escritor e professor, Alberto Soares, tem a sua primeira colocação no Liceu de Évora, uma cidade rural, inóspita e moralista. Encontra-se com o médico local e amigo do seu falecido pai, Dr. Moura, de quem logo se torna protegido e acolhido pelo seu núcleo familiar. Alberto deixa-se fascinar pelas suas belas filhas: Ana, a mais velha, casada com o latifundiário Alfredo, uma mulher inteligente, carente e frontal; Sofia uma jovem provocadora, sensual e inconsequente; e Cristina, a mais nova, um inatingível e inocente talento musical.
Alberto começa a tomar notas para um futuro romance inspirado pela sua nova vida em Évora. No liceu, durante as suas aulas, expõe os seus pensamentos e impressiona um aluno em particular, Carolino. Ainda de luto pela morte do pai, as suas convicções existencialistas geram polémica na cidade provinciana e acaba por entrar em choque com Chico, um intelectual frustrado, amigo da família e primo de Carolino. A obsessão de Alberto pela morte torna-se cada vez mais real e avassaladora, tornando-o na personagem central do livro que pretende escrever.
O envolvimento de Alberto com a família do Dr. Moura resulta ainda numa relação amorosa e cúmplice com Sofia que o perturba e seduz e cuja leviandade a leva a um namoro com Carolino que, enamorado, desenvolve uma rivalidade passional, despoletando uma espiral de violência.
 

A partir da obra de Vergílio Ferreira | Um filme de Fernando Vendrell



 

FICHA ARTÍSTICA

Elenco

Jaime Freitas

Victoria Guerra

João Cachola

Rita Martins

Ricardo Aibéo

Dinis Gomes

Teresa Madruga

Rui Morisson

João Lagarto

Inês Trindade

João Vaz

Isac Graça

Figueira Cid


 

PARTILHAR: