NO ESCURO DO CINEMA DESCALÇO OS SAPATOS

CLÁUDIA VAREJÃO

SEXTA, 30 SETEMBRO 2017 | 16H00

CAFÉ-CONCERTO

CE: M/6

DURAÇÃO: 1H40

PREÇÁRIO:
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete







NO ESCURO DO CINEMA DESCALÇO OS SAPATOS

SINOPSE

A realizadora Cláudia Varejão acompanhou a CNB durante doze meses, recolhendo as imagens que fazem parte do documentário que agora se apresenta. Agachadas, invisíveis num canto escuro do palco, dos estúdios ou dos camarins, de certeza que nos apanharam a todos descalços, fosse no nosso quotidiano simples e rotineiro dos ensaios ou no mais emocional e frágil dos espetáculos. Dançar, mais do que uma profissão, é um modo de vida e o título do filme, um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora, remete-nos para a vulnerabilidade dessas vidas. Será destas imagens, guiadas por artistas e por todos que trabalham com a CNB que, seguramente, também rezará a história das quase quatro décadas da Companhia.

Este filme surge pela comemoração dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado. Na génese da CNB está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar ao palco. Este filme acompanha não só as criações e estreias da companhia mas sobretudo o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.

BIOGRAFIA

Cláudia Varejão nasceu no Porto, e estudou cinema no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin, na Academia Internacional de Cinema de São Paulo Brasil e fotografia na AR.CO, em Lisboa. É autora da curta documental Falta-me/Wanting e da triologia de curtas de ficção Fim-de-semana / Weekend, Um dia Frio / Cold Day e Luz da Manhã / Morning Light. No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos é a sua estreia em longas metragens. Para além do seu trabalho como realizadora desenvolve um percurso na fotografia.

FICHA ARTÍSTICA

Fotografia e realização
Cláudia Varejão

Som
Adriana Bolito

Montagem
Cláudia Varejão  
Francisco Moreira

Assistente de montagem
Maria Maranha

Montagem e misturas de som
Hugo Leitão

Correcção de cor
Paulo Américo

Produtor
João Matos

Coordenação de produção
Cláudia Varejão
Celeste Alves
Bárbara Valentina

Coordenação de pós-produção
Marta Lemos

Distribuição
Pedro Peralta

Trailer
João Braz

Design
ILHAS

Produção
Terratreme Filmes

Folha de sala

PARTILHAR: