FLAUTA DE BLOCO

SEXTA, 5 OUTUBRO | 21H30

AUDITÓRIO

CE: M/ 6

DURAÇÃO: 1H15 (APROX)

PREÇÁRIO:
5€
 

 

ADQUIRIR BILHETES







FLAUTA DE BLOCO

SINOPSE

Criado em 2008, o Flauta de Bloco é um grupo musical formado por professores, alunos e ex-alunos de flauta doce do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), vinculados aos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelato em Instrumento, sob orientação da professora Daniele Cruz. Além de oito flautas doces, o grupo conta com a participação de estudantes e profissionais de outras áreas como contrabaixo acústico, violão, sanfona (acordeon) e percussão, o que confere particular “tempero” rítmico e timbrístico. Além disso, o trabalho tem sido enriquecido pela participação de uma profissional da área da dança.
O Flauta de Bloco está vinculado ao projeto de pesquisa da professora Daniele Cruz Barros Por uma abordagem múltipla no ensino da flauta doce: proposta de repertório, cuja finalidade é expandir o repertório do instrumento, tirando o foco exclusivo da
música erudita. Como resultado deste projeto, encontrou-se uma abordagem exclusiva da música pernambucana, incluindo géneros musicais como frevo, choro, maracatu, xote, baião, caboclinho, coco, entre outros. Em seguida, teve início um trabalho levado a cabo por arranjadores e compositores – alunos e professores do Departamento de Música da UFPE, bem como participantes convidados. A parceria entre arranjadores e o grupo musical favoreceu a produção de um material musical bastante adequado à prática de conjunto de flauta doce, onde o idioma do instrumento foi respeitado e, sobretudo, valorizado.

PARTILHAR: