ANTÓNIO OLAIO: WHAT DO YOU THINK YOU'RE DRAWING?

CICLO DE EXPOSIÇÕES DE DESENHO: O DESENHO COMO PENSAMENTO

18 JANEIRO A 16 FEVEREIRO |

SALA ESTÚDIO

CE: TODOS OS PÚBLICOS

PREÇÁRIO:
Entrada Livre







ANTÓNIO OLAIO: WHAT DO YOU THINK YOU'RE DRAWING?

SINOPSE

O desenho faz parte de um pensamento visual que move o trabalho do artista. A obra de arte nasce como uma interação entre visão e pensamento, sendo corporizada grande parte das vezes através do recurso a este meio de registo.

Ao longo da história da arte verificou-se que o desenho foi sendo relegado para um segundo plano, tido como um mero registo preparatório e que não deveria ser partilhado. Todavia e com o decorrer da década de sessenta, assistimos a uma alteração deste paradigma e ele - o desenho - adquire uma maior relevância, sendo-lhe conferido um estatuto idêntico ao da pintura ou da escultura, por exemplo.

As imagens desencadeiam processos no nosso cérebro que as palavras não reconhecem. Desenhar não é apenas um processo artístico, é também pensamento.

Desenhar é apropriar-se da realidade, dar-lhe forma.

O desenho é uma das formas mais antigas e perfeitas de interpretação e criação do mundo.

Este é o mote para um conjunto de exposições designadas por “O Desenho como Pensamento” em que os diversos artistas convidados, distintos na sua linguagem conceptual, privilegiam o desenho na sua obra.


 

BIOGRAFIA

António Olaio nasceu em Lubango (Angola) em 1963. Vive em Coimbra. Licenciado pela Escola de Belas Artes do Porto em 1987. Doutorado pela Universidade de Coimbra em 2000. Professor no Curso de Arquitetura e Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais. As suas performances dos anos 80 levaram-no à música, num percurso onde a utilização de vários meios (pintura, desenho, vídeo, música) decorre duma forte relação com a performance. Em Portugal e no estrangeiro, realizou 45 exposições individuais e participa regularmente em exposições colectivas. As suas obras estão representadas nas coleções da Secretaria de Estado da Cultura, Fundação de Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporânea (Badajoz, Espanha), EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, entre outras.


 

FICHA ARTÍSTICA

Curadoria

Alexandre Baptista

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