MEMÓRIAS - EM MEMÓRIA DE CAMILLE CLAUDEL

ADELAIDE MORGADO

EXPOSIÇÃO ADIADA PARA DATA A DEFINIR |

SALA ESTÚDIO

CE: TODOS OS PÚBLICOS

PREÇÁRIO:
Entrada Livre







MEMÓRIAS - EM MEMÓRIA DE CAMILLE CLAUDEL

SINOPSE

Exposição de pinturas em aguarela realizadas em 2018 e 2019, inspirada na obra e vida da escultora francesa Camille Claudel, musa de Auguste Rodin.
“Memórias” transpõe para aguarela, um conjunto de sentimentos inerentes à personalidade e vivência da artista, a qual se assumiu como uma mulher à frente do seu tempo, enfrentando o preço da independência e paixão pelas artes, numa época assumidamente de domínio masculino.
Prestando homenagem a um dos expoentes máximos da escultura do século XIX, “Memórias” é também uma ode a todas as mulheres que lutaram e lutam pela igualdade de oportunidades e de géneros.

BIOGRAFIA

Adelaide Morgado (1972) nasceu e estudou em França. Reside atualmente em Aveiro, Portugal. Frequentou pintura e desenho pela Faculdade de Belas Artes do Porto.
A linguagem corporal e facial, a expressividade do gesto e a cor são os elementos que dão mais força aos seus trabalhos. Apesar de ter iniciado há mais de vinte e cinco anos com o óleo, a aguarela é agora a sua técnica de eleição, tendo-se revelado bastante versátil quando aplicada com outros materiais. As suas composições são inspiradas pela espiritualidade de Caspar David Friedrich, pela força das personagens de Lita Cabellut e Nathan Ford, pelas construções escultóricas de Alberto Giacometti e ainda pela técnica de Graham Dean e Eric Lacombe. Inclui no seu percurso artístico a participação em várias exposições coletivas e individuais bem como na Bienal Internacional de Vila Nova de Gaia.
O seu trabalho está também representado em várias coleções particulares nacionais e estrangeiras.

FICHA ARTÍSTICA

(na imagem:
Clausura, 2019
Aguarela sobre Papel)

PARTILHAR: