BOREALIS ENSEMBLE

FESTIVAIS OUTONO'21

QUARTA, 3 NOVEMBRO 2021 | 21H30

AUDITÓRIO

CE: M/6

DURAÇÃO: 1H15 (APROX.)

PREÇÁRIO:
Entrada gratuita







BOREALIS ENSEMBLE

SINOPSE

“Este som de o mar praiar”, verso retirado da Mensagem (1934) de Fernando Pessoa, evoca os sons de um mar inatingível ou utópico, remetendo para uma dimensão essencial da identidade portuguesa, a sua complexa relação com o mar. A temática tem sido explorada na cultura portuguesa extensivamente, desde as artes plásticas à música. No campo da música erudita, este fascínio pelo mar está representado em obras que lhe fazem referência através do título ou da poesia cantada. O projeto "Este som de o mar praiar" pretende revisitar precisamente essa ligação entre o mar e a composição / interpretação, promovendo a criação de novos repertórios e apresentando obras do património musical português relacionadas com a temática. Percorrendo um leque diverso de obras de câmara de compositoras/es portuguesas/es em torno de 3 temas – Brasão, Mar Português, Encoberto (tal como as três partes da Mensagem) – o concerto relata a história da nossa ligação ao mar, destacando-se a estreia mundial de novas criações de Isabel Soveral, Nuno da Rocha, e Hugo Vasco Reis, encomendadas para este projeto.
O Borealis Ensemble é um grupo de câmara de formação variável, liderado por António Carrilho (flautas de bisel) e Helena Marinho (piano e pianoforte), com atividade continuada desde 2015, e repertório abrangente desde o período barroco até aos nossos dias. Com apresentações em salas e festivais de renome nos últimos 5 anos, o Borealis Ensemble também já gravou dois CDs, incluindo obras que lhe foram dedicadas. Dois dos seus projetos foram distinguidos em concursos da Direção-Geral das Artes.
Neste projeto, que contou com o apoio da Direção-Geral das Artes, Universidade de Aveiro, e INET-md, juntam-se ao ensemble Sara Braga Simões (soprano) e Catherine Strynckx (violoncelo).

FICHA ARTÍSTICA

Flautas de bisel
António Carrilho

Voz
Sara Braga Simões

Piano
Helena Marinho

Violoncelo
Catherine Strynckx

Sonoplastia
Joaquim Branco

Fotografia
Sofia Moraes

PARTILHAR: