COIN OPERATED

JONAS & LANDER | BOCA BIENAL DE ARTES CONTEMPORÂNEAS

SÁBADO E DOMINGO, 12 E 13 SETEMBRO | 18H00

FOYER 0

CE: M/6

DURAÇÃO: 45 MIN

PREÇÁRIO:
Participação Gratuita mediante inscrição obrigatória e sujeita a confirmação em https://forms.gle/KyQrT28F849SPgPi6







COIN OPERATED

SINOPSE

Imaginem o Museu dos Coches com dois cavalos a motor, daqueles operados a moedas, estáticos, com Jonas & Lander sentados.
Para que algo aconteça o público tem de inserir uma moeda na ranhura dos cavalos. O código é conhecido por todos desde a infância. No entanto, aqui o resultado dá origem a diferentes momentos performativos que podem ir desde o cantar ao dançar sozinho ou a dois, um discurso ou uma dissertação acompanhada à guitarra ou um grupo que irrompe o espaço a dançar a pares um slow. E tudo isto, com a duração que uma moeda “compra”. “Coin Operated” surge de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para um museu, onde o diálogo com o público é direto e dependente do mesmo. Jonas & Lander desenham uma nova relação com o espetador, em que o mesmo passa a ter um papel ativo na consequência da ação artística, potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação, ou seja, a duração de cada moeda inserida nos cavalos.

BIOGRAFIA

Lander Patrick, nascido no Brasil, em 1989, mas a viver desde então em Portugal, formou-se em dança, tendo sido premiado, entre outros, com o 1.º prémio no Festival Koreografskih Minijatura (Sérvia), com a peça "Noodles Never Break When Boiled" (2012).

Jonas Lopes, nascido Lisboa, em 1986, iniciou a sua formação artística na escola Chapitô, fez uma residência artística de composição musical em Itália, e frequentou, em Londres, o Pineapple Dance Studios e a Circus Space University, iniciando então a sua carreira como fadista profissional, tendo sido galardoado em 2011 com o prémio Carlos Paredes 2012, pelo álbum "Fado Mutante".

FICHA ARTÍSTICA

Direção artística, coreografia e interpretação
Jonas Lopes
Lander Patrick


Gestão e produção
Patrícia Soares

Produção
Sinistra Associação Cultural

Co-produção
BoCA

Fotografias
Bruno Simão

Residência artística
O Espaço do Tempo

PARTILHAR: