VOAR

MARIA ANTÓNIA MARTINS DE MELO SERENO

10 A 27 ABRIL |

SALA ESTÚDIO

CE: PÚBLICO GERAL

PREÇÁRIO:
Entrada Gratuita

terça a sábado 14h00 - 19h00 
domingo 14h00 - 18h00







VOAR

SINOPSE

Recordo com clareza as brincadeiras de criança.

Havia uma de que gostava muito, pela competição e também pelo que ela representava de encenação. Juntávamos tampas de garrafas, as “caricas”, retirávamos uma proteção de cortiça para ser substituída por um papelinho onde, rudimentarmente, escrevíamos o nome do nosso ciclista preferido: o meu era o Alves Barbosa que o meu Pai me levava a ver na Volta a Portugal em bicicleta. Entre amigos da escola, fazíamos corridas com as caricas, em percursos traçados no chão de terra.
Gostava muito de ir ver passar a Volta, mas passavam muito rápidos e eu só via cores, movimento e rodas que de tão rápidas me pareciam paradas emaiores que eu.
Foi aqui nesta vivência que cresci, observando as pessoas a deslocarem-se nas pasteleiras para os seus trabalhos e foi numa destas pasteleiras que aprendi a andar de bicicleta.
Mais tarde, dou comigo noutro lugar, longe daqui, onde a bicicleta era, como cá, um meio de locomoção preferido e sou levada a ir ver a Volta à Flandres.
Tudo isto me ficou retido na memória, crescendo comigo.
Hoje, foi transportada para a arte.

 
 

BIOGRAFIA

Maria Antónia Martins de Melo Sereno nasceu em Águeda em 1948, viveu e frequentou a escola primária em Valongo do Vouga e terminou o ensino secundário no Instituto de Odivelas (Infante D. Afonso).
Parte da sua vida foi dirigida para um trabalho na área técnica, decidindo alterar, radicalmente, a sua carreira para um sonho sempre interrompido pelas forças das circunstâncias. Matriculou-se na Sociedade de Belas Artes em Lisboa, onde desenhou sob a orientação dos mestres Eurico Gonçalves, Jaime Silva e Quintino Sebastião.
Mais tarde inscreveu-se na Escola de Arte St. Lucas Academie, tendo posteriormente frequentado a Escola Superior de Arte na categoria de especialização em Gent. Graças à atenção dada ao seu trabalho expôs em Portugal, Bélgica e Holanda.
Desenha e pinta diariamente com entusiasmo e paixão.

 

PARTILHAR: