O DESENHO NA COLECÇÃO NORLINDA E JOSÉ LIMA (UMA SELECÇÃO)

O DESENHO COMO PENSAMENTO

25 MARÇO A 30 ABRIL 2021 |

SALA HÉLÈNE DE BEAUVOIR - UNIVERSIDADE DE AVEIRO

CE: TODOS OS PÚBLICOS

PREÇÁRIO:
Entrada Livre







O DESENHO NA COLECÇÃO NORLINDA E JOSÉ LIMA (UMA SELECÇÃO)

SINOPSE

No âmbito do programa “O Desenho como pensamento” a Universidade de Aveiro vai apresentar a exposição de desenho “O Desenho na Colecção Norlinda e José Lima (uma selecção)”, que terá lugar na Sala Hélène de Beauvoir - Biblioteca do Campus Universitário da Universidade de Aveiro, com curadoria de João Silvério. A exposição procura contextualizar, em diferentes gerações e tópicos, uma atenção ao desenho executado em diferentes meios de expressão e inscrição sobre o suporte. Deste modo, são expostas vinte e duas obras de 16 autores portugueses e estrangeiros que sinalizam a transversalidade da colecção e a sua componente internacional, num arco temporal de aproximadamente meio século.

Imagem:

Ângela Ferreira
From the “Site and Services” Series
Pastel sobre papel fabiano
1991
Foto: Centro de Arte Oliva

BIOGRAFIA

João Silvério é mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
É curador associado da coleção de arte contemporânea da Fundação PLMJ. Curador e tutor no projecto RAMA Residências Artísticas, Maceira, Portugal.
Inicia a sua actividade como curador independente em 2003. Cria o projecto independente EMPTY CUBE em Outubro de 2007 que tem apresentado projectos de artistas, designers e arquitectos. (www.emptycube.org)
Foi Presidente da Secção Portuguesa da AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte, desde Março de 2013 até Dezembro de 2015. Escreve regularmente sobre projectos artísticos em catálogos, publicações e websites entre os quais no www.emptycube.org.













Os textos dos autores Alexandre Baptista, Sara Antónia Matos e João Silvério estão escritos segundo a ortografia europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.

FICHA ARTÍSTICA

Artistas

Álvaro Lapa

Ângela Ferreira

Carla Filipe

Christo and Jeanne-Claude

Eugeni Torrens

Fernando Calhau

Gaëtan

Hans Hartung

Helena Almeida

Joana Rosa

Joaquim Bravo

José Escada

Pedro Cabrita Reis

Pedro Calapez

Sol Lewitt

Susanne Themlitz


Curadoria
João Silvério

PARTILHAR: